quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O dia-a-dia do Conselheiro Tutelar

O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.

É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar.

 
  Saber ouvir, compreender e discernir são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos.
 
 

Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas às suas reais necessidades.
Vale sempre a pena destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, aplica medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas . As medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar são para que outros (poder público, famílias, sociedade) as executem. O atendimento do Conselho é de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos .

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia a todos e a todas sou aluna da prof. que deixou um comentário neste blog, tenho 16anos e ela acabou passando uma pesquisa muito dificil + sei que necessária.E vcs aí com tantas coisa assim,responsabilidades, fica dificil imaginar vcs trabalhando sem capacitação ou treinamento ,parabéns pelo esforço e dedicação isto é percebido no blog + acredito que tem muito a se conquistar,salários, equipamentos de trablho ... então AVANTE!!

R.Silva Oliveira